Ford Fiesta Rocam 2011
A Ford confirmou nesta segunda-feira (9) os preços e equipamentos da nova geração do Fiesta. O modelo, importado do México, começa a ser vendido no fim de agosto com preço inicial de R$ 49.900. De série, o três-volumes traz ar-condicionado, direção elétrica, toca-CDs e MP3 e vidros, travas e retrovisores elétricos.
A versão intermediária do Fiesta custa RS 51.150 e vem equipada com sistema ABS. A configuração topo de linha tem preço definido de R$ 54.900 e acrescenta bancos em couro e 7 airbags, sendo que uma das bolsas é para os joelhos do motorista.
Com a chegada do novo Fiesta a Ford não aposenta o modelo nacional. O nome do carro fabricado na Bahia mudou para Fiesta Rocam. A estratégia da Ford de trazer o sedã mexicano é mirar no Honda City. O carro da marca japonesa é lider do segmento de sedãs compactos premium com 19.022 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2010. Seu preço inicial é de R$ 57.420.
O novo Fiesta tem motor Sigma flexível de quatro cilindros em linha, de 1,6 litro 16 válvulas. A potência é de 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é dianteira. O sedã carrega até cinco ocupantes e tem volume de porta-malas de 471 litros.
"Na opção mais equipada, o pacote de segurança é bem completo, incluindo sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), que disparam com base em informações de sensores de classificação do ocupante, de carga e de posição do banco; sistema de limitação dos cintos de segurança dianteiros; três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro; freios ABS; pontos de fixação para cadeiras infantis; e travamento automático das portas a 15km/h.
a impressão ao volante do New Fiesta – uma viagem de mais de 600 quilômetros – foi bastante positiva. A começar pela posição de dirigir, facilitada pelas regulagens de distância e altura da coluna de direção e de altura do banco do motorista, que é confortável e prende bem o corpo. Porém, a regulagem do encosto do banco tem manuseio difícil e incômodo. O motor Sigma 1.6 16V (o mesmo do Focus) proporciona bom ritmo de viagem em estradas e agilidade no trânsito urbano, com boas retomadas e bom fôlego acima das 2.500rpm, e consumo moderado. O câmbio manual tem engates precisos e macios e relações de marchas bem adequadas. A suspensão mostrou boa estabilidade, mas não absorve bem as imperfeições e é barulhenta em pisos ruins, assim como a direção. A Ford afirma que trabalhou bastante no isolamento do habitáculo (para-brisa acústico, isolamento das portas em dois níveis e trabalho aerodinâmico na carroceria, que incluiu até os retrovisores), mas, na prática, o barulho do motor em rotações mais elevadas incomoda.
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